Segurança com a Série 5 da BMW – Para o Profissional Consciente

Poucos dos fabricantes de automóveis no mundo têm a sua própria tradição de construir veículos de segurança. Há mais de 30 anos que a BMW pertence a esse lote restrito e, como resultado, tem grande experiência em fornecer soluções confiáveis e sofisticadas para a proteção dos ocupantes de um veículo de risco. Entre essas soluções de segurança móveis está a Série 5 da BMW, onde tecnologias inovadoras e materiais fornecem proteção abrangente, correspondendo à proteção de nível VR4, sem comprometer o prazer pela condução a que está acostumado na BMW.

A versão de produção da Série 5 da BMW corresponde aos mais esperados padrões de um carro de exposição. Combina dinâmica, funcionalidade e estética – à primeira vista, a Série 5 da BMW promete uma experiência de condução excitante. E com os seus poderosos motores e construção leve e inovadora, cumpre essa promessa em todas as suas valências.

Introduzida em 2005, a Série 5 E60 de Segurança da BMW é um veículo blindado certificado VR4 (BVR2009), oferecendo proteção para armas de mão até à .44 Magnum. Desenhada, desenvolvida e produzida pela própria BMW, a Série 5 de Segurança foi oferecida com 2 motores, um straight-six de 3.0 litros e um V8 de 4.8 litros.

Exterior

Uma subtil combinação de segurança, dinâmica e conforto produz a Série 5 de Segurança da BMW: um veículo que não é imediatamente identificável como um veículo de segurança. Contudo, você está consciente do facto que a tecnologia de segurança integrada está sempre presente para si e pronta para ser implementada a todo o momento. O design elegante e desportivo do carro privado da Série 5 do BMW está totalmente presente na versão de Segurança. 

A Série 5 E60 foi a segunda da BMW (após a Série 7 E65) a contar com o outrora controverso design “flame surfacing”. Desenhado por Davide Arcangeli e lançado em 2003, a versão blindada, com a chancela de “Segurança”, foi mostrada no Salão do Automóvel de Frankfurt em 2005. Graças ao seu desenvolvimento pela própria BMW, a Série 5 de Segurança não oferece praticamente nenhuma pista sobre a blindagem que possui. A Série 5 de Segurança recebeu um facelift em 2007 com o resto do leque.

Interior

No interior, materiais de grande qualidade, superfícies lisas e dimensões generosas asseguram o máximo conforto. O design ergonómico do cockpit da Série 5 do BMW assegura uma condução refinada e o controlo perfeito, mesmo em situações críticas. Menos controlos significa um painel de controlo mais limpo e facilidade de controlo, focando-se no condutor e no seu prazer de conduzir. A Série 5 da BMW oferece oito botões programáveis individuais no centro da consola, designados de Botões Favoritos. Estes podem, por exemplo, ser programados com um endereço de destino para o sistema de navegação, um número de telefone ou fonte de áudio selecionada.

A retaguarda da Série 5 da BMW impressiona, graças ao seu uso inteligente de espaço, causando menos stress com espaço ideal para a cabeça e pernas. Os passageiros que viajam atrás poderão apreciar as dimensões generosas, as quais garantem conforto mesmo nas viagens mais longas. 

Sob inspeção minuciosa, o interior da Série 5 de Segurança é quase idêntico ao da versão normal, contando com o mesmo sistema infotainment i-Drive e interior confortável. As funcionalidades de Segurança padrão estão aninhadas no espaço anteriormente reservado para o cinzeiro, alojando os controlos para o sistema de intercomunicação, para-brisas aquecido eletricamente e sistema de alarme de pânico.

Blindagem

O princípio F.I.R.S.T. (Fully Integrated Road Safety Technology) aplica-se a todos os veículos BMW: este princípio combina todos os aspetos da segurança ativa e passiva num todo integrado. A prioridade aqui é dada à prevenção de riscos – porque a melhor política é, em primeiro lugar, prevenir um acidente de acontecer. Requisitos especiais relacionados com a proteção de pessoas expostas ao risco são baseadas neste conceito. Isto assegura que os carros de Segurança da BMW também protegem os seus passageiros apropriadamente em todas as situações.

Conduzir a Série 5 de Segurança da BMW confere uma sensação de segurança e relaxo. Desde o desenvolvimento até à prontidão de produção, a Série 5 de Segurança da BMW passa por procedimentos de inspeção compreensivos, que incluem tanto testes balísticos como testes de condução.

Os testes e certificação do veículo foram realizados pela Autoridade Balística Estatal em Mellrichstadt / Alemanha, em concordância com os padrões europeus DIN EN 1063 e DIN EN 1522/23-1. Os testes são baseados nas linhas de orientação de certificação e testes BVR 1999 para carros e outros veículos de passageiros resistentes a balas. O vidro de segurança protege contra balas poderosas até à .44 Magnum (testes adicionais foram realizados com a .357 Magnum e projéteis de 9mm).

A Série 5 de Segurança da BMW usa uma combinação de vidros de policarbonato OmniArmour da IsoClima, kevlar e aço balístico. Componentes chave do veículo, tal como a bateria e ECM estão também protegidas, garantindo que uma fuga rápida durante/a seguir um ataque é possível.

Motor & Transmissão

A Série 5 de Segurança está disponível com 2 motores a gasolina, um straight-six 3.0 de 255 CV e um V8 com 362 CV. Existe uma caixa automática de 6 velocidades, suave, e a suspensão e sistema de travagem são atualizados para lidar com o aumento de peso da blindagem.

A segurança é um dos critérios mais importantes, particularmente sob condições extremas. A Série 5 da BMW conta com os mais recentes sistemas de segurança, correspondendo às exigências da atualidade, com a segurança ativa no topo da lista. É por isso que a Série 5 da BMW está equipada com uma variedade de sistemas de controlo eletrónicos para ajudar o condutor em situações críticas. O Controlo de Estabilidade Dinâmica (DSC) altera entre o motor e os travões para prevenir a subviragem ou a sobreviragem. O sistema de assistência ao condutor DSC envolve vários módulos diferentes, desde à tecnologia de ABS até ao Controlo de Tração Dinâmica (DTC) e travagem diferencial automática.

Back to top